21.9.05

47. A falácia de Sócrates


Peter Geach sustenta que estamos diante de uma falácia:
“O estilo de pensamento errôneo - eu o considero assim - que decorre da aceitação dessas duas suposições pode muito bem ser chamado “a falácia socrática”, pois seu locus classicus está nos diálogos socráticos. Penso que sua influência tem sido maior mesmo do que a da teoria das formas; certamente as pessoas podem incorrer nela independentemente de qualquer Teoria das Formas. (...)”
“Vamos ser claros que isso é uma falácia e nada mais. Ela tem estimulado a investigação filosófica mas ainda assim é uma falácia. Sabemos montes de coisas sem sermos capazes de definir os termos nos quais expressamos nosso conhecimento. As definições formais são apenas um modo de elucidar termos; um conjunto de exemplos pode, num dado caso, ser mais útil, didaticamente, do que uma definição formal.”
Podemos ver, na verdade, de antemão, porque um diálogo socrático tão frequentemente termina no completo fracasso em elucidar o significado de um termo T. Se as partes que discutem concordam, em sentido amplo, acerca da aplicação de um termo, então elas podem procurar um critério para a aplicação dele que deverá levar à aplicação em acordo. Por outro lado, se elas concordam sobre o critério de aplicação do termo, então elas podem ver se este critério justifica predicar T para um dado exemplo. Mas se não há acordo inicial sobre exemplos de coisas que certamente são T ou sobre o critério para predicar T, então a discussão arrisca a ser abortiva; as partes não sabem a que se ater – elas sequer sabem se cada uma delas quer dizer a mesma coisa com T. Qualquer ganho que advenha com a discussão será per accidens; per se a discussão é fútil.”
A rejeição de exemplos, ele sustenta, foi muito prejudicial à Filosofia. Ele pensar que “o fato de imbuir a mente de alguém com a falácia socrática é quase como ser moralmente pernicioso.”
(Traduzi essas passagens do livro citado, P. T. Geach, Logic Matters, UCLA, 1980, pp. 33 e 34)

0 Comments:

Post a Comment

<< Home

ISP
ISP