26.10.05

76. “O princípio fundamental da filosofia analítica”

Ernst Tugendhat, nas Lições Introdutórias à Filosofia Analítica da Linguagem, adota como princípio metodológico uma afirmação que Wittgenstein faz no parágrafo 560 das Investigações Filosóficas:
560. “O significado de uma palavra é aquilo que é explicado pela explicação do significado.” Isto é, se você quer compreender o uso da palavra “significado”, procure pelo que é chamado de “explicação do significado”.
Esse mesmo tópico é apresentado no início do Livro Azul.
“O que é o significado (meaning) de uma palavra? Vamos abordar esta pergunta perguntando, primeiro, o que é uma explicação do significado de uma palavra; a que se assemelha a explicação de uma palavra? O modo no qual esta pergunta nos ajuda é análogo ao modo no qual a pergunta “como medimos um comprimento” nos ajuda a compreender o problema “o que é o comprimento?” As perguntas “O que é o comprimento?”, “O que é o significado [meaning]?”, “O que é o número um?” etc., produzem em nós uma câimbra [cramp] mental. Sentimos que para lhes dar respostas, deveríamos apontar para algo e contudo sentimos que não podemos apontar para nada. (Enfrentamos uma das grandes fontes da desorientação [bewilderment] filosófica: um substantivo faz-nos procurar uma coisa que lhe corresponda.) Perguntar, em primeiro lugar, “o que é uma explicação do significado?” tem duas vantagens. Num certo sentido, você faz regressar à terra [bring down to earth] a questão “o que é o significado?”. Pois, seguramente, para compreender o significado de “significado” você deve também compreender o significado de “explicação do significado”. Aproximadamente: “perguntemos o que é a explicação do significado, visto que, seja o que for que ela explique, isto será o significado”. O estudo da gramática da expressão “explicação do significado” ensinará a você algo sobre a gramática da palavra “significado" e você ficará curado da tentação de procurar à sua volta algum objeto ao qual você poderia chamar “o significado”.”

0 Comments:

Post a Comment

<< Home

ISP
ISP