1.11.05

80. Tugendhat e o parágrafo 560 das Investigações

Ernst Tugendhat, na Lição 12 de seu livro Lições Introdutórias sobre a Filosofia Analítica da Linguagem nos oferece uma leitura do parágrafo 560. Eu a transcrevo a seguir:
“Partirei de uma observação geral sobre o significado das expressões lingüísticas que se encontra no §560 das Investigações Filosóficas: “’O significado da palavra é o que a explicação do significado explica.' Isto é, se queres compreender o uso da palavra 'significado', então examina o que se denomina 'explicação do significado'." No início do Livro Azul, onde se encontra uma observação similar, Wittgenstein elucida de passagem seu sentido, dizendo que ela pretende trazer de volta à terra a questão "o que é o significado?", e nos livrar da idéia compulsiva de que o significado tem que ser um objeto. O sentido desta observação situa-se, portanto, na mesma linha de minha indicação anterior, de que em vez de perguntar pelo significado de uma palavra, devemos perguntar como a compreendemos. Como se relaciona a compreensão do significado de que eu falara, com a explicação do significado, de que trata a citação de Wittgenstein? Muitas vezes, compreender e explicar são empregados como conceitos opostos, como na conhecida oposição entre psicologia compreensiva e explicativa. Mas a palavra "explicar" é empregada em dois significados distintos. Podemos dizer "explica-me por que isto é assim e assim": explicar como dar razões. É apenas este explicar que podemos opor ao compreender ou descrever. Deste explicar-por-quê distingue-se o explicar-o-quê ou explicar-como: "Explica-me como isto funciona”, “explica-me o que isto quer dizer”, “explica-me o significado da expressão". É do explicar neste segundo sentido que Wittgenstein fala. A relação entre este explicar e o compreender é a de que aquele que explica algo mostra o que ele compreende ou como compreende algo. Quando peço a alguém que me explique como funciona uma máquina suponho que ele compreende como ela funciona e como se lida com ela, e a explicação será bem sucedida se resultar em que também eu compreenda como se emprega a máquina. De modo correspondente, quando peço a alguém que me explique o significado de uma expressão lingüística, suponho que ele compreende a expressão, e a explicação é bem sucedida se faz com que eu também compreenda a expressão. Daí se poder dizer que explicar (neste sentido) significa mostrar o que se compreende, transmitir uma compreensão, tornar compreensível.”

0 Comments:

Post a Comment

<< Home

ISP
ISP